top of page

UMA SÁTIRA AOS COSTUMES DA ELITE


Regina Casé imterpreta Val no filme brasileiro indicado a disputar uma vaga no Oscar 2016

Fonte: facebook.com/quehorasfilme


Uma manhã antes da estreia em Recife, Anna Muylaert participou de mais um, entre os tantos debates, agendados por ocasião do lançamento de Que horas ela volta? Entre as questões discutidas, talvez por causa da crise, ou por causa do enredo do filme, surgiram dúvidas sobre política, educação e financiamento do setor audiovisual. O filme conta a história de Jessica, na interpretação de Camila Márdila, que volta a reencontrar sua mãe, a empregada doméstica Val, para poder realizar as provas do vestibular.


Na história, as duas não se veem pessoalamente desde que Val decidiu viver e trabalhar em São Paulo deixando a filha para trás no nordeste. As duas atrizes principais do longa, Camila e Regina Casé estão impecáveis, inclusive já arremataram premiação no renomado festival de Sundance.


Durante o debate, no Espaço Itaú de Cinema, a diretora afirmou:“Na Itália, então, as críticas foram fatais, a mídia toda disse que a obra se tratava de uma releitura de Pasoline. Não que eu não admire o trabalho de Pasoline, pelo contrário, aprendi muito sobre cinema assistindo filmes dele, mas acredito que o foco narrativo é completamente diferente”. Em seguida a diretora admitiu que o longa Teorema possui, sim, uma estrutura parecida, apesar dessa comparação não lhe ter ocorrido antes.


O filme apresenta raros deslizes, apesar da crítica social às elites, pertinente em diversos aspectos como a inclusão social, os preconceitos disfarçados ou ainda a terceirização dos cuidados com os filhos. Um dos deslizes possíveis de ser apontado é um suposto otimismo com as possiblidades, no defecho da trama. Talvez cada espectador encontre os próprios motivos para crítica, mas a questão da publicidade (bem inserida, melhor esclarecer) pode fazer com que se perca um pouco a magia da imersão.


Um ótimo filme, desses que quem não assitiu, não deveria perder mais tempo e ir aos cinemas para ver. Nosso possível candidato a melhor filme estrangeiro. Se o filme constar entre os cinco nomeados oficiais, já seria uma grande conquista, mas as indicações ao Oscar 2016 só serão reveladas no final do mês de janeiro. O DVD começa a ser comercializado a partir do dia 25 de novembro pela Paris Filmes.





bottom of page