top of page

CINEMA DE NICHO MANTÉM FÃS ASSÍDUOS E QUE COMPRAM DVD'S


Fonte da imagem: dvdversatil.com.br

Novidades sobre as distribuidoras que se dedicam a filmes antigos, clássicos,

cults e filmes de países que não costumam ter seus longas lançados no Brasil


O Brasil já foi um grande mercado consumidor de vídeo, tanto na época do VHS, quanto na época do DVD, lançavam-se muitos títulos e muitas eram as empresas independentes.

Hoje, com a pirataria e o streaming, grande parte das mesmas fecharam, algumas resistiram o máximo que puderam, como a 2001 vídeo, mas mesmo assim tiveram que encerrar.

Felizmente, para as pessoas que não gostam de baixar filmes da internet e que já perceberam que os maiores sistemas de streaming são bons, porém limitados, existem algumas distribuidoras que ainda sobrevivem.

Irei destacar distribuidoras que se dedicam a nichos: filmes antigos, clássicos, cults, filmes de países que não costumam ter seus longas-metragens lançados no Brasil.

Primeiramente é preciso falar da principal entre elas, a Versátil. A Versátil está no mercado desde 2001, chegou a lançar filmes em fitas VHS, era mais dedicada ao cinema europeu, lançou clássicos absolutos como Fellini, Visconti, Truffaut e Buñuel em DVD.

De uns tempos para cá, incrementou seu catálogo com filmes de terror, de arte e cinema japonês.

Em meados de 2013 criou um novo produto, caixas com 2 ou 3 discos capazes de armazenar entre 4 e 6 filmes, sendo geralmente 2 filmes por DVD.

Algumas pessoas reclamam da perda de qualidade pelo fato de serem dois longas em um único DVD, mas como o próprio curador da empresa explica, eles usam masters de ótima qualidade e a perda de resolução é inexistente.

No geral, essas caixas apresentam como vantagem o fator custo-benefício, você paga R$ 69,00 em uma caixa com 6 filmes e acaba pagando R$ 11,65 por longa, considerando-se que o material, é de qualidade impecável.

Os últimos lançamentos da Versátil enquadram-se nos gêneros: clássicos do terror, giallo (filmes italianos de detetives) e filmes do Mario Bava.

Outra novata, que já está mostrando seu poder de fogo é a Obras Primas do Cinema; começou com lançamentos clássicos menos conhecidos de Hollywood, alguns em cópias inferiores, mas melhoraram muito com o tempo, já estão lançando caixas semelhantes às da Versátil, seu novo lançamento é a caixa com a trilogia de Apu, um clássico do cinema indiano.

bottom of page