top of page

O BRASIL E A CRISE


Fernando Henrique Cardoso, PSDB e Luiz Inácio Lula da Silva, PT

Fernando Henrique Cardoso e Lula em manifestação contra o arrocho salarial em 1985

A pergunta que todos gostariam de saber a resposta é: Como sair da crise econômica na qual o país se encontra? Alguns economistas defendem que as mudanças pelas quais passamos fazem parte de uma reestruturação, a extinção de um sistema de valores antigo e a evolução para outro patamar, decorrente de novas tecnologias. Essas mudanças seriam consequência de uma nova forma de vivenciar experiências. Isso significa que o cenário mundial também passa por mudanças.


Ao voltar nossas atenções para o Brasil, percebemos uma desestabilização do câmbio, a desvalorização da indústria, inflação, aumento do desemprego (sem contar o descaso total com o meio ambiente).


Alguns buscam se salvar nas exportações com o câmbio favorável, talvez uma saída, mas é bom deixar claro que esse tipo de solução não é suficiente. Não elimina as causas do desgaste. E a origem da crise econômica é a política, todos sabemos, mas qual a proposta ideal para mudar? Os noticiários sobre o assunto parecem enlouquecidos, além de intermináveis nos últimos tempos, troca de farpas, acusações descabidas, pessoas se agredindo nas ruas em posicionamentos binários e antagônicos. Ao refletir mais profundamente não é difícil chegar à conclusão que o Liberalismo não existe sem a Esquerda e vice-versa, um controla o outro para que nenhum dos lados extrapole, em todos os lugares do mundo funciona assim.


A sensação é que domingo próximo veremos novos episódios durante repercussão das manifestações agendadas, disseminadas pela internet. A redação do Página Urbana torce pelo bom senso, e por diálogo entre pessoas de opiniões contrárias sem agressão física, por entendimento entre a classe política sem picaretagem e, enfim, uma solução para economia.

bottom of page