top of page

MOSTRA ABBAS KIAROSTAMI NO CCBB


Cena de Através das Oliveiras de Abbas Kiarostami

Filme de Abbas Kiarostami, vencedor da 18° Mostra Internacional de cinema de São Paulo, "Através das Oliveiras".

Fonte da imagem: turkcealyazi.org


Foi na metade dos anos 90 que a Mostra Internacional de Cinema do saudoso Leon Cakoff começou a trazer alguns filmes iranianos ao Brasil.

De cinematografia desconhecida, a produção audiovisual do Irã logo passou a ocupar o posto de queridinha dos cinéfilos, com filmes diferentes, lentos e uma estética estranha até mesmo para quem já estava acostumado aos filmes de arte europeus e asiáticos.

O diretor mais famoso foi Abbas Kiarostami que estreou na Mostra Internacional com “Através das Oliveiras”, ganhando o prêmio da crítica na 18º edição e, ainda, em 2004 ganhou uma retrospectiva de sua obra.

Depois dele, outros diretores iranianos debutaram no Brasil: Jafar Panahi com O “Balão Branco”, na mostra seguinte Mohsen Makhmalbaf com “Salve o Cinema” entre outros.

A boa notícia é que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) irá fazer uma mostra com todos os filmes de Kiarostami, alguns serão exibidos em película e outros em cópias digitais. Na mostra: “Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami” vai ser possível conhecer a evolução e o desenvolvimento da linguagem na obra do cineasta iraniano.

Começa dia 20 de abril e vai até 9 de maio.

Acesse a programação completa através do link: http://bit.ly/1SJjZeG

bottom of page