top of page

HILLARY CLINTON SERÁ NOMEADA COMO CANDIDATA DOS DEMOCRATAS


Debate na TV, imagem NBC News

Debate na televisão entre os dois nomes indicados a concorrer as eleições presidenciais pelo partido Democrata, semanas atrás

Hillary se tornou a primeira mulher a vencer a nomeação presidencial de um dos maiores partidos dos Estados Unidos na segunda-feira. As informações estão de acordo com a pesquisa da Associated Press sobre as intenções de votos dos superdelegados democratas, muitos já se comprometeram a apoiá-la em número suficiente para vencer a disputa com Bernie Sanders (os "superdelegados" influenciam fortemente a escolha do candidato).


Após a oficialização, será o momento de iniciar uma campanha brutal de cinco meses contra Donald J. Trump.


Clinton estava entusiasmada e ao mesmo tempo contida ao receber a notícia, que chegou em um momento não muito doce, logo após completar cerca de oito anos da data em que ela encerrou a campanha, após perder essa etapa para Barack Obama em meio a uma multidão de mulheres que choravam.

Na noite de segunda ela compartilhou a descoberta com uma audiência eufórica durante seu comício em Long Beach, Califórnia. Num ano cheio de reviravoltas e surpresas na campanha, por exemplo, os surtos de popularidade de Bernie Sanders ou o atual sucesso de Trump, a revelação de que Hillary Clinton conquistou a nomeação foi outro desfecho surpreendente - especialmente na véspera de grandes primárias na Califórnia, New Jersey e outros estados.


Bernie Sanders contribuiu para o drama, recusando-se a aceitar o levantamento da Associated Press e prometeu lutar até o final. Disse que as eleições ainda não aconteceram e que tem certeza que irá ganhar (apesar de precisar correr contra o relógio para conseguir o apoio dos superdelegados). Já o candidato republicano, Trump, argumentou ao saber da pesquisa que Sanders teria feito mais projetos voltados para as mulheres do que Hillary.


"Eu tenho que dizer-lhes, de acordo com a notícia que estamos à beira de marco histórico, sem precedentes, mas ainda temos trabalho a fazer, não é?", Disse Clinton. "Temos seis eleições amanhã, e vamos lutar muito para cada voto, especialmente aqui na Califórnia". Afirmou ao se referir ao fato de que será, se as pesquisas se confirmarem, a primeira mulher a disputar uma eleição presidencial nos EUA.


Sob as regras democráticas vigentes no país, esses superdelegados - cerca de 720 no total - estão autorizados a apoiar qualquer candidato que desejarem mas podem mudar de opinião a qualquer momento, desde que seja antes da Convenção Nacional Democrata, prevista para acontecer em julho.


bottom of page